quinta-feira, 19 de agosto de 2010

O PROFESSOR x ALUNOS

Inspirado no texto que li no blog Memória Individual, que falava sobre a relação entre alunos e professores, parei pra pensar qual o papel real da escola e do professor.

Sempre vi meus professores como pessoas distantes dos alunos, meio que seres intocáveis, até conhecer um professor que quebrou todo meu conceito e me fez ver um pouco o porquê desse distanciamento, que há principalmente nas escolas públicas.

Estudei numa escola em que eu odiava TODOS os professores e o restante dos alunos que "frequentavam", por ser "zuado" e discriminado (o que eles chamam hoje de BULLYING). Criei, então, um meio de me proteger: o isolamento. Mas isso me fez criar também uma espécie de fobia social. Mas acho que se isso não tivesse acontecido, talvez não seria a pessoa que sou hoje, que enxerga o mundo com outros olhos.

Voltando aos professores, na minha visão, a intenção deles era moldar os alunos de uma forma que mostrasse quem é que manda e quem obedece. A partir desse pensamento, decidi que não faria mais tudo que me pedissem, mas só o que me interessasse. Resultado: Tirava notas baixas nas matérias em que não via sentido algum pra minha vida e notas máximas em outras que via algum tipo de esplendor.
Nenhum professor parou pra perguntar o porquê daquilo (acho que nem repararam), e falta de aviso não foi.

Apesar disso tudo nunca pensei em largar a escola, mas isso acontece hoje com meu irmão de 13 anos, que não quer ir de jeito nenhum mais pra escola. Por que? Porque ele tem que ficar 5hs lá, muitas vezes sem professor algum dando aula e sendo o alvo da zuação dos alunos que se acham espertos. O plano dele é "fazer um supletivo quando tiver idade pra acabar logo com a tortura".

Mas enfim, esse blog é para os VIDEOCLIPES, então para celebrar todo o ensino que recebemos, cantem esse hino clássico do rock:

"
Não precisamos de nenhuma educação
Não precisamos de controle mental
Chega de humor negro na sala de aula
Professores, deixem as crianças em paz
Ei! Professores! Deixem essas crianças em paz!
Afinal, você é apenas um tijolo na parede
Todos são somente tijolos na parede..."


Pink Floyd
"Another Brick In The Wall" (1979)
The Wall
dir: Gerald Scarfe

O vídeo mostra a educação tradicional na qual o professor é a autoridade máxima, o detentor do conhecimento. O aluno, apenas uma tábula rasa que deve ser preenchida por um conhecimento pronto. Ele não tem voz e nem autonomia sendo moldado para o mundo do trabalho. Tudo segue uma rotina e disciplina. Esta é uma educação que não queremos. A verdadeira edução é aquela que leva o aluno a construir o seu próprio conhecimento e a refletir sobre a sociedade na qual está inserido.

Nenhum comentário: