domingo, 24 de outubro de 2010

Novidade: Os Videoclipes Virtuais

Desde a popularização do YouTube, a MTV reduziu drasticamente a exibição de videoclipes na TV, alegando que o YouTube iria matar o clipe. Anos se passaram e a própria MTV mordeu a língua: voltou atrás (mesmo que passe clipes só na madruga e de manhã) e criou o MTV LAB, com várias faixas de clipes.

Surgiu agora um novo conceito de se fazer videoclipes: através da linguagem HTML5, que criou, num projeto realizado pelo Google Chrome e o Google Street View, uma forma inédita de se desenvolver e apresentar um clipe!
Através do site The Wilderness Downtown você entra numa experiência única e assustadora ao mesmo tempo, que o leva numa viagem através do seu browser:
Não dá pra incorporá-lo, então clique aqui para assistí-lo e lembre-se: você precisa de uma boa conexão e utilizar o Google Chrome, porque exige muito do seu computador. Boa viagem!

Aqui um teaser do clipe, pra te dar água na boca:



Arcade Fire
"We Used To Wait" (teaser)
The Suburbs
dir: Chris Milk & Google


Depois dessa aventura, foi lançado esse mês mais uma dessas experiências virtuais em forma de videoclipe. Como o super-clipe anterior não dá pra ser incorporado e nem deve ser ignorado.
Esse clipe exige o máximo da sua atenção, porque ele sai simplesmente deslizando na sua tela e você tem que acompanhá-lo, como se fosse um sinal para o que vai acontecer.
Como o o clipe do Arcade Fire, esse também usa a tecnologia HTML5, e é um projeto artístico-experimental do diretor Paul Kamuf. A música foi composta por John Pugh, membro do grupo de música experimental (bem legal) Free Blood.
Através do seu navegador (esse não é exclusividade do Chrome), brota uma janela cinética que flutua e dá formas ao virtualclipe, preenchido com imagens lúdicas e um texto literal para a vida. Preparado?
Assista "Light, As A Feather".


Pergunta:
Se essa onda de webclipe pegar, será que a MTV vai declarar de novo a morte do videoclipe?





Nenhum comentário: