quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Da Monarquia à Criptocracia

É chamado de Criptocracia (Criptocracy) o governo controlado por uma minoria que não se conhece, que não se tem acesso, que está totalmente invisível perante a sociedade que controla. Uma minoria secreta.

O termo surgiu no Egito, civilização que já era controlada por um grupo que se escondia por trás do faraó e sua hierarquia.
Esta elite era representada pelo olho de hórus e a população não sabia de fato quem eles eram, o que faziam e onde estavam.



George Orwell mencionou algo assim em seu livro intitulado “1984“, quando narrou que o Grande Irmão era quem dava as ordens, apesar de não se saber se era ele que às criava ou se ele apenas era um intermediário entre “o partido” e a sociedade.

A criptocracia descrita por Orwell, assim como a do Egito, mantinha todos sob controle absoluto.
A principal atividade do estado era a guerra.
Produzia-se para a guerra, toda a capacidade de produção era para a guerra.
A guerra era capaz de destruir tudo o que era produzido, mantendo toda a sociedade no ciclo de produção bélico, em constante insegurança e pânico, tornando-os ovelhas mais obedientes.

Guerra é paz, Liberdade é Escravidão e Ignorância é Força, diziam os signatários do partido e todos os outros que não podiam dizer o contrário. Questão de segurança nacional.

As roupas eram monocromáticas, a aproximação entre as pessoas era combatida, a produção e o consumo de chocolate eram constantemente alteradas e a vida íntima de cada indivíduo era observada por câmeras, além é claro de haver um controle absoluto sobre a história, que constantemente era alterada.

Acho que nunca estivemos tão próximos de “1984″ de George Orwell. Vivemos numa sociedade em que os direitos individuais e a legalidade estão definitivamente ameaçados, e isso me dá medo.

Fiquemos atentos para que a Criptocracia não aconteça, ou acordemos para o fato de que ela já exista, e se mantém há muito tempo.

O clipe, é uma alusão á religião, já que quem lidera é algum ser jamais visto, á quem se muito discute da existência e muito confunde os fiéis, se impondo no controle quase absoluto do religioso. É também uma crítica á toda forma de poder: da monarquia à Criptocracia. Todas falharam, falham e falharão muito ainda, por isso você pode cortar os pulsos, pois depois alguém vai vir limpar o sangue derramado.

Depois da aula, dá play no rock, baby!






Triángulo De Amor Bizarro
"De La Monarquía A La Criptocracia"
Año Santo
dir: Luis Cerveró @ CANADA





Triángulo de Amor Bizarro é uma banda indie-gallega de chicas cool-calientes lá da España que, só é compreendida ouvindo-a muitas vezes.
Seu cérebro, com o tempo, dá sua própria interpretação pras letras en español dessa banda de chicas nerbiosas que criticam la sociedad de uma forma bem prazerosa aos ouvidos cheios de cera. São letras bem intrigantes que, se você parar pra analisar, têm muito conteúdo político-sócio-cultural envolvido e embalado, num pacote só. Indico!

Nenhum comentário: