sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

A cobrança da sociedade em cima das mulheres

Tá mais do que claro que o seu gênero sendo masculino é favorecido nesse mundo. Também tá clara a cobrança e o peso jogado em cima das mulheres, principalmente de serem quase perfeitas: donas-de-casa, lindas e maravilhosas a qualquer custo, fragilidade e dependência em relação aos machos, religiosamente decentes ou putamente escandalosas... entre outros vários pré-conceitos formados e que passam de geração em geração.
No novo video da P!nk é mostrado o quanto, desde crianças, as mulheres sofrem com o machismo:
Na adolescência são perseguidas pela ditadura da beleza, principalmente aquelas que não se enquadram à ela. Daí surge o bullying, a anorexia, o envolvimento com drogas, as mutilações e até em casos mais extremos, o suicídio! A falta de diálogo com os pais e outros adultos também é um agravante. E de uns tempos pra cá, entre conversas no twitter, vi que isso acontece com muito mais frequência do que eu imaginava!
Observei também que, as pessoas que sofrem com isso tudo, independente do gênero, acabem buscando-se nas artes. É como se fosse um desabafo, em forma de textos, desenhos... E que isso pode ser a "salvação" aos machucados pela falta de empatia. Me inclua nessa lista.
As marcas, ficam pra sempre, as inseguranças geradas também. Não superamos o que sofremos, apenas enterramos num buraco raso, onde qualquer tempestade pode trazer à tona tudo de novo. Poucos apagam as cicatrizes do preconceito.

Por isso, pense muito bem antes de fazer piadas, antes de julgar alguém pela anatomia e pela aparência e não eduquem as crianças para serem preconceituosas. Ensinem-lhes a empatia! Pode parecer nada, mas se colocar no lugar do outro pode fazer uma enorme diferença na convivência social de algumas pessoas ligadas à você, ou não...

Ao clipe, digno de replays pensativos:

P!nk
"Fucking Perfect"

Greatest Hits... So Far

dir: Dave Meyers


(veja a mensagem que a P!nk deixou, falando sobre o clipe aqui)


e não esqueça: YOU'RE FUCKING PERFECT!!!

2 comentários:

aqueladeborah disse...

Adriano,

Eu adoro a P!nk, os clipes dela são ótimos e esse não foge da regra, conhece este?:

http://www.youtube.com/watch?v=Ev9zn-5MWGk&feature=fvw

As marcas das "brincadeirinhas" fica, mas também aprendemos a resistência naqueles que como nós, "não se encaixam".

Abraço =***

Aaddrriiaannoo disse...

Ai que legal ter a Deborah aqui!

Já vi e ia colocá-lo aqui também, mas nem tive tempo.
Também gosto muito da Pink, ela é linda. Além de ter sido vítima de bullying na escola também, mas fico feliz que ela faça questão de mostrar o quão destrutiva é essa prática!

Beijo!