segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Retrô VideoClíptico 2010: Stop-Motion

A técnica que mais acho incrível e que sempre dá um resultado legal de se assistir nos clipes, comerciais, filmes, curtas etc. é o stop motion.
Stop motion (movimento parado) é uma técnica de animação quadro a quadro feita através de uma câmera, máquina fotográfica ou por computador. Utilizam-se modelos reais em diversos materiais, dentro dos mais comuns, estão a massa de modelar, ou massinha. Muitos contêm sistema de juntas mecânica, com mecanismos de articulações muito complexos. No cinema o material utilizado tem que ser mais resistente e maleável, visto que os modelos têm que durar meses, pois para cada segundo de filme são necessárias aproximadamente 24 quadros (frames).


O diretor Conrado Almada resolveu mostrar seus dotes de ilustrador e pra isso fez um clipe pros mineiros do Skank com making of embutido, mostrando como se desenha. O resultado é esse:

Skank
"Noites De Um Verão Qualquer"
Estandarte
dir: Conrado Almada


Esse clipe é tão fofo que dá vontade de comer! Foi todo feito de chocolates e outras gordices doces que dão diabetes só de assistir:

Jesse y Joy
"Chocolate"
Electricidad
dir: Carlos López Estrada


Tá certo que a moda muda rapidamente, mas nem tão rápido como eles fizeram nesse clipe:

Dev
"Booty Bounce"
dir: Ethan Lader


O brownie que a Hesta Prynn comeu no início desse clipe deve ter algum tipo de ingrediente secreto que causa alucinações em stop-motion. Ou terá sido a alta dose de açúcar mesmo?

Hesta Prynn
"Can We Go Wrong?"
Can We Go Wrong? EP
dir: Randy Scott Slavin


Aqui está um clipe que parece simples, mas que na verdade envolve um grande projeto organizacional, que dá bastante trabalho e exige muita paciência de uma orquestra de stop-motion pra ilustrar o clipe do Guster.

Guster
"Do You Love Me?"
Easy Wonderful
dir: Chad Calberg


Que o OK Go é uma banda que sabe perfeitamente como fazer clipes já sabemos. Mas, apesar de sabermos, eles sempre surpreendem na arte videoclíptica com muita criativadade e inovação.
Já utilizaram até 215 fatias de torradas vencidas e as desenharam com um raio-laser pra contar um conto de outono, óia só:

OK Go
"Last Leaf"
Of The Blue Colour Of The Sky
dir: OK Go, Nadeem Mazen & Ali Mohammad


Parece fácil, mas dá um trabalho fazer objetos se mexerem sozinhos:

Shit Robot
"Tuff Enuff?"
From The Cradle To The Rave
dir: Maser & Albert Hooi


Há tempos não via um clipe brasileiro tão bem feito! Digno de ser o melhor de 2010! Adorei a casa da Dorei:

Claudia Dorei
"Eu Sou"
Respire
dir: Fernando Fraiha


Uma tarde, uma árvore, uma aranha:

Neon Indian
"6669 (I Don't Know If You Know)"
Psychic Chasms
dir: João Machado


Esta maravilhosa obra em stop-motion conta a história de uma boneca criada fora dos padrões de beleza "Barbienses". Por isso, ela é excluída da turma de Barbies.
Triste e desolada, ela então decide tentar se adaptar aos padrões de beleza, trocando o seu corpo cheinho pelo corpo de uma outra boneca Barbie sem cabeça e magricela.
Só que ela não sabia que o sacrifício não valeria em nada e que o resultado foi um desastroso desengano, brutal, violento e triste. Chorei de verdade quando assisti. Lindo:

Scala And Kolacny Brothers
"Creep"
On The Rocks
dir: Alex Heller


Se a vida fosse em stop motion, o tempo passaria mais devagar?

Nenhum comentário: